Google Meu Negócio: o primeiro passo para ser encontrado pelos pacientes - Agência Oxygen

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Google Meu Negócio: o primeiro passo para ser encontrado pelos pacientes

Ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio? Mesmo sem conhecer por esse nome eu tenho quase certeza que você já o utilizou quando procurou alguma empresa ou serviço em sua cidade.

Neste artigo vamos te ensinar a criar o Google Meu Negócio da sua clínica ou consultório médico, assim facilitando sua encontrabilidade por seus possíveis pacientes.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também chamado Google My Business, é uma ferramenta 100% gratuita criada para ajudar na sua presença na internet, de forma bem prática, com ela você começa a aparecer nas pesquisas do Google e Google Maps. 

Através da ferramenta você poderá divulgar as suas informações de contato, localidade onde você atende, seus horários de atendimentos, adicionar fotos, receber comentários e depoimentos, assim gerando uma ótima repercussão no seu nome na internet.

Por que eu devo criar um Google Meu Negócio para minha clínica ou consultório?

“Não tem no Google, não existe”, já ouviu essa frase? Basicamente é isso, hoje quando um paciente apresenta algum sintoma você pensa que ele vai ao Instagram buscar informações sobre a patologia? Ou vai buscar informações em uma dancinha do TikTok? É no Dr. Google que ele vai procurar informações. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que se enquadra na estratégia de SEO (Search Engine Optimization), otimização para motores de busca, ou seja, de forma orgânica e sem pagar, você começa a aparecer nas pesquisas. 

Só minha clínica pode ter o Google Meu Negócio?

A ferramenta foi criada pensando em empresas que tenham um local físico para receber os clientes, em nosso caso, os pacientes. Você pode cadastrar a sua clínica, consultório, mas aqui vai o pulo do gato, você que ainda não tem o seu consultório próprio ou clínica, também pode ser beneficiado pela ferramenta. No lugar da empresa coloque o seu nome e especialidade. Coloque o endereço de alguma clínica que você atende e peça para a secretária prestar atenção e lhe entregar uma correspondência do Google que chegará para você, para verificar que realmente você tem acesso ao endereço colocado no cadastro. 

Como criar a conta do meu consultório ou clínica no Google Meu Negócio?

Para exibir sua clínica ou Consultório na Pesquisa Google e no Maps, você precisa se inscrever em um perfil da empresa no Google.

Siga as etapas abaixo e se inscreva:

  1. Abra o Google Meu Negócio.
  2. Faça login na Conta do Google.
    • Caso você ainda não tenha uma Conta do Google, crie uma.
  3. Insira o nome do seu consultório/clínica e clique em Próxima.
  4. Insira o endereço do seu consultório/clínica e clique em Próxima. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, também será necessário posicionar um marcador no local do seu hotel em um mapa.
  5. Em “Categoria de negócios”, selecione uma opção. Depois, clique em Próxima.
  6. Insira o número de telefone ou o URL do site do seu consultório/clínica (não é obrigatório ter site). Depois, clique em Próxima.
  7. Para verificar seu vínculo com o consultório/clínica, clique em Continuar.
  8. Selecione uma opção de verificação.

Verificação do seu Google Meu Negócio

Esta etapa é necessária para você poder editar e gerenciar sua página no Google. Você será solicitado a escolher um meio de verificação, é por meio disso que o Google confirma que você é o proprietário ou um representante autorizado. Essas são às duas formas mais usadas: 

  1. Por telefone: o Google irá entrar em contato para confirmar as informações cadastradas. A ligação será feita para o número que informou no cadastro do seu estabelecimento.
  2. Por correios: você receberá uma carta com o código impresso. A carta será enviada para o endereço que informou ao cadastrar seu estabelecimento. Após receber o código de verificação, volte para google.com.br/business. Faça login e clique em Verificar local no menu (ou clique no botão Verificar agora). Em seguida, siga as instruções para inserir o código de verificação do seu cartão-postal.
  3. Verificação em massa: caso você queira verificar 10 ou mais locais no Google, você pode solicitar a opção de “verificação de locais em massa”. Siga este link para saber como realizar a verificação de vários estabelecimentos na plataforma.

Como extrair o maior potencial do seu Google Meu Negócio?

Escolha do nome

Um dos principais fatores que o Google considera na hora de apresentar o card do seu Google Meu Negócio, é se em seu nome consta o termo pesquisado pelo usuário, nosso querido possível paciente.

Então, além de colocar o seu nome, você também deve colocar informações importantes. Há algumas receitas que eu deixarei aqui abaixo para você colocar o nome de forma mais assertiva, você analisa e ver a qual melhor se enquadra para você:

  • Nome + Especialidade – Dr. Marcone Júnior – Neurologista
  • Nome + Patologia – Dr. Marcone Júnior – Especialista em Enxaqueca
  • Nome + Especialidade + Cidade: Dr. Marcone Júnior – Neurologista em Natal/RN

Mantenha suas informações atualizadas

Parece óbvio, mas confessa aqui para mim, você tem alguma mídia social com as informações desatualizadas por simples descuido, né? É muito importante que quando paciente faz o mais difícil, encontra você, você esteja com as informações atualizadas. 

Olhe sempre:

  • Horário de funcionamento;
  • Locais de atendimento;
  • Números de telefone;
  • Categoria;
  • Fotos, se estão atualizadas;
  • Website.

Relacionamento com os clientes 

Você vai se surpreender com quantas pessoas iram entrar em contato com você pelo próprio chat do Google Meu Negócio. Ele dispõe de forma totalmente gratuita, aplicativos para Android e iPhone. Instale no seu celular e também no celular da recepção. 

Estimule sua secretária a pedir para avaliar e deixar um depoimento da sua consulta no Google Meu Negócio. Envie o link por WhatsApp ou por uma automação de Marketing. 

Responda todos os comentários o mais rápido possível, e atenda as informações do chat imediatamente, claro que no horário comercial.

Gostou das dicas? Está com dúvidas? Entre em contato conosco, temos uma equipe especialista em marketing médico para ajudar a preencher a sua agenda.